segunda-feira, 9 de junho de 2008

Alcoa e McDonald's fazem Dow Jones fechar em alta

por Renato Martins da Agência Estado
09.06.2008 18h18

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones em alta e o Nasdaq em queda. As ações do setor financeiro voltaram a cair, em reação ao informe de resultados do banco de investimentos Lehman Brothers; a instituição informou que teve um prejuízo de US$ 2,8 bilhões em seu segundo trimestre fiscal, quatro vezes maior do que os analistas previam, e anunciou o plano de levantar US$ 6 bilhões em capital.
"Acho que eles estão adotando as medidas que precisam adotar para evitar uma situação do tipo do Bear Stearns. Eles estão fazendo o que Wall Street pediu que eles fizessem: levantar capital e desalavancar (diminuir a dívida). Mas será suficiente?", comentou o operador Peter McCorry, da Keefe Bruyette & Woods.
As ações do Lehman Brothers caíram 8,70%, influenciando outras ações do setor financeiro (JPMorgan Chase desabou 6,44%, Bank of America perdeu 2,92% e Citigroup recuou 2,29%). As da provedora de crédito hipotecário Washington Mutual despencaram 16,99%, depois de um analista do banco suíço UBS dizer que as perdas da instituição com hipotecas de alto risco (subprime) serão maiores do que se previa. As do CIT Group, porém, subiram 3,16%, depois de a empresa obter uma linha de crédito de longo prazo junto ao banco Goldman Sachs.
No setor de tecnologia, as ações da Apple caíram 2,17%, em dia marcado pelo lançamento do novo iPhone, de terceira geração. Ao lançar o produto numa feira de tecnologia em São Francisco, o presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou que a empresa não mais receberá uma parcela das tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia celular; no caso dos EUA, a AT&T, operadora exclusiva de serviços para iPhone, vai subsidiar o próprio aparelho para seus clientes (as ações da AT&T recuaram 1,70%). Mesmo diante da nova concorrência, as ações da Research in Motion, que produz o Blackberry, subiram 2,06%.
Entre os destaques do pregão também estavam as ações de empresas ligadas a matérias-primas (commodities), como a gigante do alumínio Alcoa (+7,52%) e a petrolífera ExxonMobil (+2,63%). No setor de consumo, as ações da McDonald's subiram 4,14%, em reação a seu informe de vendas de maio.
O índice Dow Jones fechou em alta de 0,58%, em 12.280,32 pontos. O Nasdaq encerrou em queda de 0,61%, em 2.459,46 pontos. O S&P-500 subiu 0,08%, para 1.361,76 pontos. O NYSE Composite recuou 0,04%, para 9.149,09 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: