quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Bolsa de NY fecha em alta com ações financeiras e GM

por Renato Martins da Agência Estado
14.08.2008 18h07

O mercado norte-americano de ações fechou em alta, depois de dois dias consecutivos de quedas. A alta foi atribuída à influência da apreciação do dólar, à nova baixa dos preços do petróleo, à recuperação das ações financeiras e ao bom desempenho das ações da General Motors. Os investidores ignoraram os indicadores divulgados pela manhã nos EUA e em outros países, que sugeriram um cenário de estagflação. "Inevitavelmente, estamos vendo desaceleração em todos os lugares. Sem dúvida, não estamos mais ouvindo as teses de descolamento das economias asiáticas que ouvíamos há seis meses", comentou Jeffrey Pavlik, do fundo de hedge Pavlik Capital Management.
Entre as ações do setor financeiro, as das agências de crédito hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac subiram 7,72% e 7,03%, respectivamente, depois de a Associação da Indústria de Ativos e Mercados Financeiros (Sifma, na sigla em inglês) anunciar que permitirá que empréstimos garantidos por essas entidades passem a ser negociados no mercado principal de títulos hipotecários. As do PMI Group (segunda maior seguradora de títulos hipotecários) subiram 49,46%, depois de a empresa anunciar que vai vender subsidiárias na Ásia e na Austrália para levantar capital. As ações do Morgan Stanley subiram 1,22% e as do JPMorgan Chase avançaram 2,44%; as duas instituições aceitaram pagar multas e concordaram em recomprar mais de US$ 7 bilhões em títulos de leilões de taxas (auction-rate securities), como forma de resolver fora dos tribunais um processo iniciado pelo procurador-geral do Estado de Nova York e por outros órgãos reguladores.
Das 30 componentes do índice Dow Jones, as ações da General Motors subiram 10,62%, depois de a empresa dizer que seu programa de corte de custos está adiantado em relação ao cronograma inicial e apresentar as linhas gerais do projeto de seu futuro carro elétrico, o "Chevrolet Volt". As ações do grupo de mídia Gannett subiram 10,64%, depois do anúncio de que seus jornais vão demitir mil jornalistas para reduzir custos.
O índice Dow Jones fechou em alta de 0,72%, em 11.615,93 pontos. O Nasdaq encerrou com ganho de 1,03%), em 2.453,67 pontos. O S&P-500 subiu 0,55%, para 1.292,93 pontos. O NYSE Composite avançou 0,13%, para 8.385,97 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: