segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Busca por liquidez se espalha e Bovespa desaba 3,3%

por Aluísio Alves
11 de Agosto de 2008 18:07

SÃO PAULO (Reuters) - A crescente busca por liquidez patrocinou mais uma saraivada de ordens de venda de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, que fechou a segunda-feira no pior patamar em quase sete meses.
O Ibovespa, que chegou a esboçar alta na abertura, tombou 3,29 por cento, para 54.720 pontos, emendando a terceira queda seguida e ampliando para 8,0 por cento a perda em agosto.O giro financeiro na bolsa foi de 4,89 bilhões de reais.
De acordo com profissionais do mercado, o temor de menor crescimento do Brasil e de desempenho mais fraco do real frente ao dólar, que já vinha ditando um desmonte de posições por parte dos estrangeiros, começou a se espalhar para outras classes de investidores. O dólar subiu pela sexta sessão seguida frente ao real.
"Muitos estão dando ordens de venda para limitar perdas, e migrando para a renda fixa", disse o superintendente da Banif Corretora, Raffi Dokuzian.
Como são as de maior liquidez, as ações ligadas a commodities foram as mais alvejadas pelas vendas. O movimento foi facilitado por novas quedas nos preços de metais e do petróleo.
As preferenciais da Vale perderam 4,4 por cento, valendo 34,61 reais. As preferenciais da Gerdau Metalúrgica foram ainda mais longe, caindo 5,3 por cento, a 39,0 reais.
As preferenciais da Petrobras cederam 2,5 por cento, a 32,70 reais, antes de a companhia divulgar lucro recorde de 8,78 bilhões de reais no segundo trimestre.
Apesar do péssimo desempenho, as ações de commodities explicaram apenas parcialmente o comportamento do índice. Das 66 ações que compõem o Ibovespa, 62 fecharam no vermelho, mesmo com a influência externa positiva.
Em Wall Street, o índice Dow Jones subiu 0,41 por cento diante da expectativa de menor pressão inflacionária com os altos preços do petróleo.
Os investidores da Bovespa também fizeram pouco caso do relatório divulgado pela Moody's, no qual colocou os ratings de dez companhias domésticas do setor elétrico em avaliação para possível melhora, citando avanços no ambiente regulatório.
As ações de elétricas, inclusive, apareceram entre os destaques negativos. As preferenciais da Cesp tiveram o pior desempenho do índice, desabando 9,6 por cento, para 25,98 reais.
De acordo com Dokuzian, o movimento foi potencializado pela proximidade do exercício dos contratos de opções, que costumam ampliar a volatilidade dos negócios.
Na quarta-feira, vence o prazo para exercício dos contratos de opções sobre Ibovespa na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). Na próxima segunda-feira será a vez das opções sobre ações.

Nenhum comentário: