segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dow Jones fecha no nível mais alto desde 25 de junho

por Renato Martins da Agência Estado
11.08.2008 18h26

O mercado norte-americano de ações fechou em alta pelo segundo dia consecutivo, com os índices Dow Jones e S&P-500 chegando ao fim do dia nos maiores níveis desde 25 de junho. Assim como na sexta-feira, o mercado reagiu à alta do dólar e à queda dos preços do petróleo e de outras matérias-primas (commodities). As ações do setor de tecnologia e as ligadas ao consumo estavam entre as que mais subiram, enquanto as de petróleo e commodities caíram.
"A tese em que a alta do dólar se baseia é a de que os Estados Unidos, mais do que qualquer outro país, do ponto de vista de um banco central, reagiram muito mais agressivamente à crise. O sentimento é o de que nós estamos adiante da curva e que quando houver uma recuperação, os EUA vão liderá-la", comentou Steve Sachs, chefe de operações da Rydex Investments.
Ainda assim, alguns participantes do mercado manifestaram dúvidas sobre como as bolsas de valores vão se comportar sem o impulso de uma queda dos preços do petróleo. "Quando o preço do petróleo começou a cair, eu disse que ele chegaria a US$ 200, via US$ 80. E eu mantenho essa posição", disse o estrategista Phil Roth, da Miller Tabak.
Entre as ações de tecnologia, as da Amazon.com subiram 9,41%, depois de analistas do Citigroup preverem um crescimento forte nas vendas do livro eletrônico Kindle, comercializado pela empresa; as da Apple avançaram 2,37%, depois de a empresa anunciar a marca de 3 milhões de aparelhos iPhone vendidos. No setor de telecomunicações, as ações da Verizon subiram 2,05%, em reação ao anúncio de um acordo salarial entre a empresa e os sindicatos que representam 65 mil de seus funcionários.
No setor de consumo, as ações da Home Depot subiram 4,32% e as da Wal-Mart avançaram 1,21%. As da general Motors subiram 7,28%, depois de seu executivo-chefe, Rick Wagoner, dizer que a crise, em grande parte, "ficou para trás". Entre as ações de petróleo e commodities, as da Alcoa caíram 1,67% e as da ExxonMobil recuaram 0,71%. No setor financeiro, as ações do Morgan Stanley subiram 0,78%; depois do fechamento do mercado, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota (rating) de longo prazo do Morgan Stanley. As ações da AIG caíram 1,61%, após rebaixamento de recomendação pelo Goldman Sachs.
O índice Dow Jones fechou em alta de 0,41%, em 11.782,35 pontos. O Nasdaq avançou 1,07%, para 2.439,95 pontos. O S&P-500 subiu 0,69% e encerrou com 1.305,32 pontos. O NYSE Composite ganhou 0,39%, para 8.492,94 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: