domingo, 31 de agosto de 2008

IBOV...após 29/08 e suas projeções para a primeira semana de setembro.


O Ibovespa iniciou a semana realizando parte dos ganhos da semana anterior, mas a partir do meio da semana reagiu, dando a impressão de que a sexta feira poderia ser um marco do rompimento dos 57 mil pontos e da continuidade da alta, iniciada na semana anterior. A forte queda de DJI na sexta, porém arrastou o Ibovespa abaixo dos 56 mil pontos conquistados, fechando a semana em 55.680 pontos, pouco abaixo dos 55.800 pontos do fechamento da semana anterior.

A queda ocorrida na sexta, interrompeu a construção do "sub canal" de alta, com objetivos projetados, nos 57 mil e 58 mil pontos.

Se o Ibovespa conseguir se firmar acima dos 56 mil pontos novamente, poderá ensejar recuperação suficiente para romper os 57 mil pontos e buscar a resistência nos 57.200 pontos.

Fechamento abaixo de 53.600 pontos poderá ensejar a continuidade da realização, cujo objetivo inicial deverá ser o teste do suporte, na mínima recente em 52.345 pontos. A perda desse importante suporte, poderá levar o Ibovespa ao objetivo projetado em 50.400 pontos, e eventualmente, até testar o suporte em 49.500 pontos.

O fechamento semanal, próximo do valor da abertura na semana, produziu um "candle" similar a um "doji" de indefinição. Como esse "doji" ocorreu por uma reversão de tendência, após a máxima intrasemanal, ocorrida no início do pregão desta sexta, nos 56.866 pontos, é muito provável que a tendência de queda se mantenha durante o desenrolar da próxima semana. Por outro lado, apesar do estocástico ainda estar sinalizando alta, o CCI/Ma cruzamento ainda sinaliza tendência de baixa e o oscilador de momentos, mostra "divergência negativa" reforçando a possibilidade de que realmente predomine a continuidade da queda, nesta prímeira semana de setembro.

Nenhum comentário: