domingo, 7 de setembro de 2008

IBOVESPA...projeções para a 2a semana de setembro...


O Ibovespa iniciou a primeira semana de setembro dando continuidade à realização iniciada na sexta anterior e assim prosseguiu em queda nos quatro pregões da semana, sintonizado principalmente com a queda nos mercados futuros de commodities e em especial aos preços do barril de petróleo, só reagindo nesta última sexta-feira, após concluir o objetivo de queda no suporte dos 50.090 pontos. Daí, "virou a mão", subindo praticamente 2 mil pontos, para finalizar a sexta (e a semana) em 51.949 pontos.

A queda ocorrida praticamente durante toda a primeira semana, construiu novo "sub canal" de baixa, com objetivos de queda projetados, nos 49 mil e 47.900 pontos.

Se o Ibovespa conseguir se firmar acima dos 52 mil pontos poderá ensejar recuperação suficiente para romper os 53 mil pontos e eventualmente até buscar a resistência nos 54.600 pontos.

Fechamento abaixo de 50 mil pontos poderá ensejar a continuidade da realização, cujo primeiro objetivo deverá ser o teste do suporte, em 49 mil pontos. A perda desse importante suporte, poderá levar o Ibovespa ao objetivo projetado em 47.900 pontos, e eventualmente, até testar o suporte em 46.000 pontos.

O fechamento semanal, produziu um "candle" semelhante a um "longo corpo preenchido" sinalizando o predomínio da força vendedora durante a semana que teve quatro dias seguidos de queda. Observando-se o fechamento diário da última sexta-feira (alta de 1,03%), notamos a formação de um "candle" semelhante a um "martelo" vazio, com uma sombra inferior bastante longa, sinalizando o final dessa tendência semanal de queda, cuja continuidade em alta pode acontecer ainda no início dessa semana, pelo menos até o resultado da reunião do Copom na quarta-feira, quando será anunciada a nova taxa de juros da SELIC. Por outro lado,exceto o fato do estocástico do gráfico semanal ainda estar sinalizando alta, os demais indicadores como o IFR, o CCI/Ma cruzamento e o osciladores de momento ainda sinalizam tendência de baixa para essa 2a semana de setembro.

Nenhum comentário: