quinta-feira, 12 de março de 2009

Dow Jones sobe 3,46%, sua terceira alta seguida

por Agência ESTADO
12 de Março de 2009 18:52

O mercado de ações norte-americano subiu forte e fechou em alta pela terceira sessão seguida, à medida que os investidores compravam ações de bancos e de outras empresas - como a General Electric - que haviam sido fortemente castigadas na liquidação que levou o Dow Jones à mínima em 12 anos no início da semana. Os comentários do executivo-chefe do Bank of America, Ken Lewis, ajudaram a dar impulso ao mercado.
O índice Dow Jones subiu 239,66 pontos, ou 3,46%, e fechou em 7.170,06 pontos, marcado seu primeiro avanço de três dias seguidos desde final de janeiro. O índice também acumula um ganho de 9,5% nas últimas três sessões e fechou acima dos 7 mil pontos pela primeira vez no mês.
Os observadores do mercado celebraram os recentes ganhos, mas seguem cautelosos com relação à sustentabilidade da tendência devido às contínuas incertezas sobre a economia e os mercados de créditos. Analistas caracterizaram o movimento como uma continuação da recuperação, construída sobre a alta de terça-feira, orientada por ordens baseadas em gráficos, ou seja, técnicas.
"No curto prazo isso é encorajador, mas já vimos isto antes", disse Ryan Detrick, analista técnico da Schaeffer's Investment Research. "Ainda estamos tão vendidos que estávamos prontos para algo como isto", acrescentou.
Uma queda menor do que o esperado nas vendas no varejo e o vigor nas ações do setor farmacêutico ajudaram a alimentar o movimento de alta de hoje. Os investidores também elevaram o preço da ação da GE, apesar do conglomerado industrial ter perdido a nota de crédito (rating) AAA em um rebaixamento da agência de classificação de risco Standard & Poor's. As ações da GE fecharam em alta de 12,72%.
Os investidores correram para as ações de bancos quando Lewis, do Bank of America, disse que a instituição não vai precisar de capital adicional do governo e que vai registrar um lucro em 2009. Ele também disse que os bancos têm níveis de capital "muito bons" e não estão em um "forma tão horrível" quanto alguns acreditam. Bank of America avançou 18,66%, Citigroup ganhou 8,44% e JPMorgan subiu 13,73% - os dois últimos também afirmaram nesta semana que foram lucrativos em janeiro e fevereiro.
No setor farmacêutico, a suíça Roche Holding disse que vai comprar os demais 44% de participação que ainda não possui na americana Genentech, por US$ 46,8 bilhões, encerrando uma batalha de quase 8 meses. As ações da Genentech fecharam em alta de 2%.
O Nasdaq avançou 54,46 pontos, ou 3,97%, e fechou em 1.426,10 pontos. O S&P-500 subiu 29,38 pontos, ou 4,07%, e fechou em 750,74 pontos, enquanto o NYSE Composite avançou 179,61 pontos, ou 3,99%, e fechou em 4.684,99 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: