sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bolsa de NY fecha em alta, de olho em teste de estresse

por Agência ESTADO
24 de Abril de 2009 19:08

As Bolsas de Nova York fecharam em alta hoje, com o índice Nasdaq 100, da Bolsa eletrônica Nasdaq, registrando sua sétima semana consecutiva de ganhos, após os investidores considerarem palatáveis os critérios do teste de estresse dos bancos norte-americanos divulgados hoje.
O índice Dow Jones subiu 1,50%, e fechou em 8.076,29 pontos, mas registrou queda de 0,68% na semana, interrompendo a série de seis semanas em alta. O S&P-500 avançou 1,68%, e fechou em 866,23 pontos. O índice caiu 0,39% na semana - a primeira queda em sete semanas.
Já o Nasdaq 100 continuou sendo o mais forte dos três índices e encerrou a sessão com alta de 2,55%, aos 1.694,29 pontos, elevando os ganhos do índice para 7,4% no ano até agora. O Nasdaq avançou 1,27% na semana e registrou a sétima semana seguida de ganhos, o período mais longo desde 2005.
Hoje, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgou a estrutura da avaliação dos 19 maiores bancos do país, mas os analistas esperavam conhecer mais detalhes para poderem avaliar a extensão das perdas no setor bancário e para classificar os vencedores e os perdedores.
"Não houve especificidade em termos de quais são as exigências de capital e quais foram as perdas para categorias de empréstimos individuais", disse Jeff Morris, vice-presidente da Standard Life Investments. A parte principal do teste de estresse serão os resultados, a serem divulgados no início de maio, disse Morris.
No pregão de hoje, as ações dos bancos operaram brevemente em baixa, mas depois voltaram ao terreno positivo. Bank of America (BofA) subiu 3,2%. O papel do Citigroup caiu 0,3%, mas seu valor ainda está mais do que três vezes acima do valor mínimo atingido em março.
American Express subiu 21%, depois de a empresa de cartões de crédito anunciar, ontem à noite, lucro líquido do primeiro trimestre deste ano maior do que o esperado. Microsoft, que também anunciou balanço ontem, subiu 10,52%.
No setor automotivo, a Ford fechou em alta de 11%. Hoje a montadora informou que saiu de lucro para prejuízo no primeiro trimestre deste ano, mas reiterou que não precisa de ajuda federal. Entre outras empresas que divulgaram balanço hoje, 3M avançou 5,15% e Xerox ganhou 3,66%, enquanto Honeywell caiu 2,87%.
Uma grande preocupação para os mercados é a crescente possibilidade de a montadora norte-americana General Motors (GM) pedir concordata. As ações da companhia subiram 4,3% na sessão de hoje, mas encerraram a semana com queda de 9,1%. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: