quinta-feira, 2 de abril de 2009

Bolsas de NY sobem e Nasdaq acumula ganho no ano

por Agência ESTADO
02 de Abril de 2009 19:05

O mercado de ações norte-americano fechou em alta, impulsionado pelo anúncio de flexibilização da regra de marcação a mercado e otimismo desencadeado pelo resultado da reunião do G-20 em Londres. Os ganhos de hoje levaram o índice Nasdaq a voltar a ficar positivo no ano - com o aumento nas encomendas à indústria beneficiando papéis como as da Research in Motion, fabricante do BlackBerry, e a Caterpillar - e o Dow Jones segue firme no rumo para o melhor período de quatro semanas de alta desde 1933.
O índice Dow Jones subiu 216,48 pontos, ou 2,79%, e fechou em 7.978,08 pontos - seu melhor fechamento desde 9 de fevereiro. O S&P-500 avançou 23,30 pontos, ou 2,87%, e fechou em 834,38 pontos - melhor nível desde 12 de fevereiro. O Nasdaq subiu 51,03 pontos, ou 3,29%, e fechou em 1.602,63 pontos, passando a acumular um ganho de 1,62% no ano. O NYSE Composite subiu 181,34 pontos, ou 3,57%, e fechou em 5.267,10 pontos.
As bolsas dispararam, de Tóquio a São Paulo, com o aumento do apetite por risco dos investidores e com as mesas de operações recebendo ordens de compras mais uma vez. As ações que lideraram os ganhos, como as de pequena capitalização, de empresas de transporte, indústria e fabricantes de chips, são conhecidas por apresentarem vigor no final dos períodos de recessão e início de ciclos de recuperação econômica.
"O que temos visto ao longo das últimas três semanas é uma giro para o Nasdaq (...), mesmo para mercados emergentes - áreas que se beneficiam da inflação e do crescimento direto", disse Jeffrey Pavlik, gerente do fundo hedge Pavlik Capital Management. "Eu pessoalmente acho que é prematuro", disse, acrescentando que o relatório de emprego de março do Departamento do Trabalho dos EUA, que será divulgado amanhã, proporcionará um pouco mais de luz sobre o cenário econômico.
Entre os destaques individuais, as ações da Research in Motion (RIM) subiram 7,61%, antes de a companhia divulgar seu balanço trimestral após o fechamento do mercado - que trouxe números melhores que o esperado. As ações da Caterpillar avançaram 8,80%, uma vez que a fabricante de equipamentos pesados para construção deve se beneficiar dos gastos de estímulo anunciados pelos governos ao redor do mundo. As ações da Alcoa subiram 7,63%.
As ações da General Electric avançaram 5,60% e as da Intel fecharam em alta de 4,46%, impulsionadas pelo anúncio de que vão formar uma aliança para comercializar e desenvolver produtos de cuidados à saúde domésticos, como parte de uma investida para trazer maior uso da tecnologia para este setor. A Intel e a GE planejam investir US$ 250 milhões ao longo dos próximos cinco anos nesse segmento. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: