quarta-feira, 15 de abril de 2009

Wall Street vê sinais positivos e Dow Jones sobe 1,38%

por Danielle Chaves e Suzi Katzumata de Agência ESTADO
15 de Abril de 2009 18:39

Nova York - Os índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta, com o Dow Jones registrando um ganho de mais de 100 pontos. Segundo analistas, os investidores se concentraram nos sinais positivos revelados pelo relatório do Federal Reserve (Fed, banco central americano) sobre as condições da economia norte-americana - o Livro Bege - e em comentários sobre melhora da demanda feitos pela International Paper e pela Intel.
O índice Dow Jones subiu 109,44 pontos (1,38%) e fechou em 8.029,62 pontos. O S&P-500 avançou 10,56 pontos (1,25%), para 852,06 pontos. O Nasdaq teve alta de 1,08 ponto (0,07%), e fechou em 1.626,80 pontos, pressionado pelas ações da Intel, que ontem, após o fechamento do pregão regular, fez projeções obscuras para o segundo trimestre.
Embora os gastos com consumo tenham permanecido fracos, o Livro Bege indicou um cenário ligeiramente mais otimista em comparação com o do mês passado, apontando uma potencial estabilização da atividade econômica em cinco dos 12 distritos pesquisados.
No campo corporativo, a International Paper teve alta de 22% após o Deutsche Bank afirmar que executivos da empresa disseram que o mercado de papel está perto de uma recuperação. As ações da Intel, por outro lado, caíram 2,4%, mas os investidores se animaram com a declaração feita pela empresa ontem, junto com a divulgação de seus resultados, de que o mercado de computadores pessoais provavelmente já superou sua pior fase.
"Os dados divulgados hoje se ajustam bem à ideia de que as companhias estão cortando produção a uma taxa arriscada e que isso está reduzindo os estoques agressivamente. Uma vez que esses estoques forem esgotados, não vai demorar para a demanda começar a ser estimulada", disse David Resler, economista da Nomura Securities.
Algumas ações do setor de consumo subiram em meio ao otimismo em relação à economia: a empresa de cartões de crédito American Express registrou alta de 12%. Já o setor de energia teve uma sessão fraca, após o anúncio de que os estoques de petróleo nos EUA atingiram o nível mais alto dos últimos 18 anos. Range Resources caiu 1,1%.
A Southwest Airlines fechou em alta de 5,1%. As ações da maior parte das empresas aéreas subiram depois que a controladora da American Airlines, a AMR, anunciou que teve prejuízo menor do que o esperado no primeiro trimestre deste ano. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: