terça-feira, 16 de junho de 2009

Bolsa de Nova York cai com incerteza sobre recuperação

por Agência ESTADO
16 de Junho de 2009 18:45

Os principais índices de ações do mercado norte-americano caíram pela segunda sessão seguida nesta terça-feira, com os investidores temperando suas esperanças de uma recuperação econômica. O movimento de venda atingiu especialmente as ações relacionadas ao consumo, tais como Best Buy.
À tarde, um relatório do Morgan Stanley no qual o banco afirma que o rali do mercado pode ter acabado contribuiu para azedar o humor dos investidores. Segundo o Morgan Stanley, o rali do mercado de ações pode ter chegado ao fim após o índice S&P 500 ter rompido a barreira dos 950 pontos na semana passada, já que as bolsas "precisam implicitamente de uma recuperação em 'V' para sustentar ganhos adicionais" e o banco "não espera uma recuperação como esta".
Mais cedo, um indicador sugeriu que o setor de moradia dos EUA pode finalmente ter encontrado seu piso enquanto as pressões inflacionárias permanecem contidas. Contudo, a produção industrial caiu em maio, contrariando as esperanças de que a diminuição dos estoques levaria a uma aceleração na atividade das fábricas.
Operadores disseram que o volume relativamente fraco da liquidação dos últimos dois dias reflete uma percepção de declínio do otimismo com relação a uma recuperação econômica. Muitos participantes ainda acreditam que uma recuperação econômica está em andamento, mas muitos antecipam que esta será uma longa caminhada. Mesmo com os economistas da Associação dos Bancos Americanos prevendo que a recessão vai terminar neste trimestre, eles alertaram que o crescimento vai permanecer reduzido.
As ações da rede de varejo de produtos eletrônicos Best Buy caíram 7,73%, depois da companhia ter mantido sua perspectiva estável apesar do lucro acima do esperado no primeiro trimestre fiscal.
Entre as blue chips, as ações do Bank of America lideraram as perdas no Dow Jones, com uma queda de 4,50%, enquanto American Express recuou 2,14% e JPMorgan fechou em baixa de 1,47%. As ações da Boeing caíram 1,39% depois dos informes de que a companhia está atuando na defensiva no Paris Air Show, buscando salvar encomendas já feitas do cancelamento.
O índice Dow Jones caiu 107,46 pontos (-1,25%) e fechou com 8.504,67 pontos, acumulando a maior perda em suas sessões seguidas desde final de março. Depois de chegar a zerar as perdas do ano por um breve momento na sexta-feira, o Dow agora volta a registrar uma desvalorização de 3,10% desde o início do ano. O Nasdaq caiu 20,20 pontos (-1,11%) e fechou com 1.796,18 pontos. O S&P-500 recuou 11,75 pontos (-1,27%) e fechou com 911,97 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: