quarta-feira, 10 de junho de 2009

Wall Street cede com alta do petróleo e de juro de bônus

por Agência ESTADO
10 de Junho de 2009 19:23

Os principais índices de ações do mercado norte-americano reduziram as perdas no final, mas ainda assim fecharam em baixa, com a alta dos juros dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) e dos preços das matérias-primas (commodities) alimentando preocupações de que a inflação poderá limitar qualquer esforço de recuperação da economia. Algumas ações de energia, como a ExxonMobil subiram com a alta do petróleo para a máxima do ano, mas esse mesmo fator derrubou as ações de companhias aéreas e de varejo.
As taxas de juro voltaram a preocupar os investidores nesta quarta-feira. O mercado de ações estava mais ou menos estável até a divulgação do anúncio do resultado do leilão de T-Notes de 10 anos depois das 14 horas (de Brasília), que levou as taxas dos bônus governamentais a dispararem para as máximas em sete meses. Os rendimentos (yields) dos Treasuries de prazos mais longos são frequentemente usados para estabelecer as taxas de juro hipotecárias e de outros empréstimos. "Taxas de juro mais altas não são boas para ninguém; isso vai matar a expansão do refinanciamento e desacelerar o mercado de moradia", disse Joseph Saluzzi, cofundador da corretora Themis Trading.
No setor de energia, as ações da ExxonMobil fecharam em alta de 0,98%, trazendo os ganhos da companhia de maior valor de capitalização de mercado dos EUA no mês para 6,5%. Os preços do petróleo atingiram a máxima do ano na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) depois que o relatório dos estoques comerciais apontaram uma redução na oferta.
Contudo, a alta do petróleo pesou sobre as ações de companhias de consumo. As ações da rede de lojas Macy's caíram 1,48%, com os investidores se antecipando ao dado de vendas no varejo de maio nos EUA a ser divulgado amanhã. No setor de transporte aéreo, as ações da UAL Corp, controladora da American Airlines, caíram 6,22%, enquanto as da Delta Airlines fecharam em baixa de 5,07%.
O índice Dow Jones caiu 24,04 pontos (-0,27%) e fechou com 8.739,02 pontos. Seguindo um padrão que apareceu neste mês, o Dow chegou a zerar as perdas do ano, mas no final da sessão voltou a ficar negativo em 0,43%. O índice S&P-500 recuou 3,28 pontos (-0,35%) e fechou em 939,15 pontos. O Nasdaq caiu 7,05 pontos (-0,38%) e fechou com 1.853,08 pontos, enquanto o NYSE Composite recuou 3,51 pontos (-0,06%) e fechou com 6.098,06 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: