segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dow Jones fecha em alta com ajuda da Amex e Merck

por Agência ESTADO
06 de Julho de 2009 18:44


O índice Dow Jones reverteu as perdas iniciais e fechou em modesta alta nesta segunda-feira, com a demanda por algumas blue chips - como American Express e Merck - temperando as preocupações com relação a duração da atual recessão. De acordo com Art Hogan, estrategista de mercado da Jefferies, existe muita incerteza no mercado, com os investidores inseguros se o próximo movimento será de alta de 10% ou baixa de 10%. "Agora estamos caminhando para o ciclo de balanços do segundo trimestre e isso pode ajudar a determinar para onde vamos", disse.

As ações da American Express subiram 6,09% e lideraram os ganhos entre as componentes do Dow Jones depois que a Stifel Nicolaus revisou sua recomendação "vender" para "manter", dizendo que a companhia é a emissora de cartão de crédito com menor exposição as novas regras federais para o setor.

A fabricante de medicamentos Merck subiu 3,26%, com os investidores optando por posições defensivas considerando a recente volatilidade do mercado e antes da temporada de balanços do segundo trimestre, que a Alcoa inaugura na quarta-feira. Outros nomes defensivos também tiveram um bom desempenho: Procter & Gamble +2,07% e Kraft Foods +1,85%.

Por outro lado, a Alcoa caiu 6,09% e liderou as perdas no Dow Jones. As ações da gigante fabricante de alumínio caíram em antecipação ao anúncio do balanço do segundo trimestre na quarta-feira, depois do fechamento do mercado. Além disso, o dia foi negativo para as commodities, que foram pressionadas pelo dólar mais forte.

Entre as notícias do dia, a PepsiCo anunciou um plano de investimento de US$ 1 bilhão na Rússia nos próximos três anos para expandir sua produção e rede de distribuição no país. As ações da companhia fecharam em alta de 1,38%.

O índice Dow Jones subiu 44,13 pontos (0,53%) e fechou com 8.324,87 pontos. O Nasdaq caiu 9,12 pontos (0,51%) e fechou com 1.787,40 pontos. O S&P-500 avançou 2,30 pontos (0,26%) e fechou com 898,72 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: