segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dow Jones cai 2% em linha com outras bolsas

por Agência ESTADO
17 de Agosto de 2009 18:40

Nova York - Os principais índices de ações do mercado norte-americano fecharam em baixa acentuada, em linha com as pesadas perdas sofridas pelas bolsas no exterior e que reabasteceram os temores de que a fraca demando do consumidor vai pressionar a frágil recuperação da economia. A liquidação atingiu uma grande variedade de companhias de matérias-primas e energia, assim como financeiras - incluindo o Bank of America - e a Lowe's, que divulgou balanço.

Poucas ações ficaram imunes à vasta queda das bolsas nesta segunda-feira, em um movimento que foi desencadeado pela queda de 5,8% do índice composto da Bolsa de Xangai, na maior queda porcentual desde novembro. Os investidores vinham usando a China para elevar os preços das ações do setor de commodities, que lideraram os recentes ganhos no mercado de ações. Contudo, nesta segunda-feira, os indicadores econômicos da China e uma acentuada queda nos preços das commodities levaram os investidores a buscar refúgios seguros.

O índice Dow Jones caiu 186,06 pontos (-2%) e fechou a 9.135,34 pontos, registrando a maior queda em pontos e porcentual em um dia desde 2 de julho. Entre as blue chips, as ações da Alcoa lideraram as perdas, com uma queda de 6,48%.

"Simplesmente não existe crescimento ainda em lugar nenhum, exceto na Ásia, portanto, uma desaceleração lá atingiria aquelas áreas que se beneficiaram mais com aqueles crescimento - as áreas de commodities e recursos naturais", disse Gary Flam, gerente de carteira da Bel Air Investment Advisors. Contudo, Flam alertou que o declínio desta segunda-feira mal arranhou os robustos ganhos obtidos no mercado de ações desde início de março.

Se durante a manhã, as matérias-primas ditaram o ritmo do declínio, à tarde, o destaque foi para a fraqueza do setor financeiro. As ações do Bank of America fecharam em baixa de 4,77%, American Express recuou 4,19% e JPMorgan registrou um declínio de 4,05%.

As companhias de consumo não foram melhores, pressionadas pelas continuadas preocupações com relação à fraqueza do mercado de mão de obra. Além disso, nesta manhã a Lowe's informou que seu lucro caiu 19% no segundo trimestre fiscal, refletindo a continuada fraqueza na demanda. As ações da Lowe's fecharam em baixa de 10,34%.

Amanhã são esperados os balanços da Home Depot e da Target, ambas do setor de consumo. As ações da Home Depot fecharam em baixa de 3,80%, enquanto as da Target recuaram 1,52%. Depois do fechamento do mercado, a Hewlett-Packard também divulga seu resultado trimestral. No pregão de hoje, as ações da HP caíram 2,22%. A HP e a Home Depot são componentes do índice Dow Jones.

O índice Nasdaq caiu 54,68 pontos (-2,75%) e fechou a 1.930,84 pontos. O S&P-500 recuou 24,36 pontos (-2,43%) e fechou com 979,73 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: