quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dow Jones, Nasdaq e S&P renovam as máximas do ano

por Agência ESTADO
26 de Agosto de 2009 18:41

Depois de muita volatilidade, os índices Dow Jones, Nasdaq e S&P-500 conseguiram garantir um ganho marginal, mas suficiente para renovarem mais uma vez os melhores níveis de fechamento do ano. Os fortes indicadores econômicos divulgados mais cedo foram bem recebidos pelos investidores, no entanto eles preferiram a cautela, com movimentos laterais, diante do recente avanço quase ininterrupto. Considerando que o Dow Jones completou sete sessões seguidas de alta, alguma realização de lucro é esperada no curto prazo.

O índice Dow Jones subiu 4,23 pontos (0,04%) e fechou com 9.543,52 pontos - nível mais alto desde 4 de novembro. O S&P-500 avançou 0,12 ponto (0,01%) e fechou com 1.028,12 pontos - melhor fechamento desde 6 de outubro. O Nasdaq registrou um ganho marginal de 0,20 ponto (0,01%) e fechou com 2.024,43 pontos - melhor nível desde 1 de outubro.

O movimento de alta foi alimentado pelo aumento bem acima do esperado de 9,6% das vendas de imóveis residenciais novos em julho. Os estoques de casas não vendidas, outro dado bastante observado, caíram para o equivalente a 7,5 meses de oferta, o nível mais baixo desde abril de 2007. Segundo analistas, esses dados foram bastante positivo e confirmam que o mercado de moradia "virou a esquina".

Consequentemente, o setor de consumo liderou os ganhos no mercado, com destaque para a construtora de residências DR Horton (+5,67%), seguida pela varejista Lowe's (+2,47%). Entre as integrantes do Dow Jones: Home Depot +0,92%, McDonald's +0,97% e Coca-Cola +0,90%.

O setor de telecomunicações também registrou um forte desempenho, incluindo a Sprint (+3,56%) e a blue chip AT&T (+0,80%). Operadores observaram que parte dos ganhos do setor tiveram origem no movimento de rotação dos investidores saindo de outras classes de ativos para comprar ações de companhias de telecomunicações, com base na esperança de que elas vão começar a refletir os recentes ganhos do setor de tecnologia.

Algumas ações que registraram ganhos recentemente foram alvo de vendas hoje, em especial as do setor industrial, como Caterpillar e General Electric, que caíram 1,21% e 1,33%, respectivamente. Contudo, Caterpillar segue ostentando um ganho acumulado de 13% no último mês, enquanto a GE uma alta de 17%.

Contudo, considerando que os indicadores econômicos recentes vêm sugerindo uma melhora no cenário econômico, os investidores orientados por fundamentos veem este declínio como uma oportunidade. "Se você acredita que o mercado bull (com tendência de alta) ainda tem pernas, ainda existe muito espaço para as ações industriais e de saúde", disse Jamie Cox da Harris Financial Group. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: