quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bolsa de NY fecha em baixa após sessão volátil

por Agência ESTADO
02 de Setembro de 2009 18:54

Após uma sessão volátil, com os investidores ainda nervosos de que o movimento de alta do mercado pode ter sido excessivo, os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em baixa depois de um desapontador dado do mercado de mão de obra - a pesquisa ADP/MA dos empregos no setor privado -, que pesou sobre as ações do setor de consumo. A fraqueza das ações do setor financeiro pela segunda sessão seguida também pressionou o mercado.

Contudo, as perdas foram abrandadas por robustas compras em ações consideradas mais seguras, incluindo as companhias de mineração Newmont Mining (+9,38%) e Barrick Gold (+8,10%), que foram beneficiadas pela alta dos preços do ouro. As ações do setor de alimentos e bebidas também deram algum suporte ao mercado, como Coca-Cola - integrante do índice Dow Jones -, que subiu 2,62%.

"Uma coisa que observamos é que muitos nomes cíclicos que foram bem até agora no ano já precificaram uma recuperação, assim, vendemos muitas delas, companhias de energia, especialmente", disse Chris Colarik, gerente de carteira da Glenmede na Filadélfia. "Estamos encontrando mais valor em tipos estáveis de negócios", como fabricantes de alimentos e bebidas, tabaco, medicamentos e produtos domésticos, acrescentou.

No setor de energia, as ações da Chevron caíram 0,64% e as da ExxonMobil fecharam em baixa de 0,34% em meio a fraqueza dos preços do petróleo, que ficaram estáveis no mercado futuro de Nova York em US$ 68,05. No setor de consumo discricionário, Walt Disney caiu 1,09% e Macy's recuou 2,70%.

Entre as financeiras, JPMorgan caiu 1,94%, Bank of America fechou em baixa de 1,09% e o banco regional SunTrust registrou uma queda de 7,18%.

Em parte, o movimento de fuga para ativos de menor risco foi alimentado pela pesquisa ADP/MA que mostrou uma perda de 298 mil empregos em agosto no setor privado, acima da expectativa de queda de 213 mil dos analistas. Em uma semana que ainda reserva o dado semanal de novos pedidos de auxílio-desemprego, na quinta-feira, e o relatório mensal do mercado de mão de obra do Departamento do Trabalho - que inclui o setor público -, na sexta-feira, os participantes do mercado veem a pesquisa ADP/MA como um possível indicador do que está por vir.

O índice Dow Jones caiu 29,93 pontos (-0,32%) e fechou com 9.280,67 pontos - marcando o quarto declínio seguido. O Nasdaq caiu 1,82 ponto (-0,09%) e fechou com 1.967,07 pontos. O S&P-500 recuou 3,29 pontos (-0,33%) e fechou com 994,75 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: