quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bolsas de NY fecham em baixa com indicadores mistos

por Agência ESTADO
17 de Setembro de 2009 19:25

Os índices do mercado de ações dos EUA interromperam a série de ganhos observada desde o início da semana e fecharam em leve queda, diante de indicadores mistos sobre a economia do país. O Dow Jones caiu 7,79 pontos, ou 0,08%, para 9.783,92 pontos, o S&P 500 recuou 3,27 pontos, ou 0,31%, para 1.065,49 pontos, e o Nasdaq perdeu 6,40 pontos, ou 0,30%, para 2.126,75 pontos. Ontem, o Dow Jones e o S&P 500 fecharam a sessão no maior patamar desde o início de outubro de 2008, enquanto o Nasdaq encerrou o dia no maior nível desde 26 de setembro.

A Verizon Communications caiu 3% e registrou a queda mais acentuada entre os componentes do índice Dow Jones. As empresas de telecomunicações tiveram um desempenho particularmente fraco na sessão de hoje após executivos do setor afirmarem durante uma conferência que esperam uma estabilização da economia, mas sem melhoras no curto prazo.

A Oracle contribuiu para o declínio das ações do setor de tecnologia e fechou em baixa de 2,8%. A companhia divulgou ontem que as vendas de licenças caíram 17% no primeiro trimestre fiscal.

A FedEx perdeu 2,2% após divulgar que seu lucro no primeiro trimestre fiscal encolheu 53% em relação a igual período do ano passado. Na semana passada, a companhia demonstrou otimismo em relação aos resultados do período e previu "uma recuperação contínua e modesta da economia mundial."

Pela manhã, o Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que o número de trabalhadores que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego caiu 12 mil na semana até 12 de setembro, enquanto os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam alta de 13 mil. Apesar disso, o número total de norte-americanos que recebiam auxílio-desemprego na semana encerrada em 5 de setembro subiu 129 mil, para 6,230 milhões.

Os dados sobre as obras residenciais nos EUA também dividiram os investidores. Segundo o Departamento de Comércio do país, o número de obras residenciais iniciadas cresceu 1,5% em agosto ante julho - ritmo mais fraco que o esperado por analistas, que previam alta de 3,3%.

O índice de atividade das empresas do Federal Reserve da Filadélfia, por sua vez, saltou para 14,1 em setembro - nível mais alto desde junho de 2007 -, de 4,2 em agosto. Economistas esperavam que o índice avançasse para 8. O subíndice de emprego, entretanto, caiu para -14,3 em setembro, de -12,9 em agosto, enquanto o de novas encomendas recuou para 3,3 em setembro, de 4,2 em agosto.

"Parece realmente que o mercado está recuando e, na ausência de qualquer notícia realmente positiva, os traders passaram a operar na defensiva", disse Terry L. Morris, gerente de mercado de ações da National Penn Investors Trust Co.

No entanto, para David Kelson, gerente de carteiras de investimento da Talon Asset Management, "há uma quantidade tremenda de dinheiro fora do mercado" aliada a investidores sentindo que perderam a oportunidade de aproveitar o recente rali das ações. "Então toda vez que há uma pequena onda de vendas, o mercado encontra suporte", acrescentou.

Amanhã, o mercado financeiro norte-americano passará por uma sessão de "quadruple witching" - isto é, o dia de vencimento dos contratos futuros de índices de ações, das opções destes índices, dos contratos futuros de ações individuais (SSF) e de opções de ações. Segundo alguns operadores, isto pode levar a um aumento no número de investidores ajustando posições e provocar maior volatilidade nas bolsas. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: