quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ibovespa volta a subir, apesar do IOF para estrangeiros

Para analistas, taxação obre capital estrangeiro terá efeito limitado na bolsa
por Portal EXAME
21.10.2009 17h36

No dia seguinte à entrada em vigor da medida que determina a cobrança de 2% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o capital estrangeiro, o Ibovespa volta a apresentar forte alta. Na máxima do dia até o momento, o Ibovespa chegou os 67.157 pontos e, às 17h30, o indicador subia 1,68%, aos 66.399 pontos.

Segundo analistas, a valorização é um ajuste à queda de ontem, quando o índice caiu 2,88%. "A queda de ontem foi exagerada. O mercado percebeu que há formas de contornar a cobrança do IOF por meio de outras operações", explica Jayme Alves, analista da corretora Spinelli.

A decisão do governo de taxar os investimentos estrangeiros deixou o mercado ressabiado. "Foi o pretexto que faltava para a realização de lucros", diz José Góes, economista da corretora Alpes. Mas, analisando um pouco mais a situação, o mercado encontrou meios de driblar o imposto. "No mundo globalizado em que vivemos, não há a necessidade de se aplicar o dinheiro fisicamente no país", lembra Góes.

O movimento desta quarta-feira, na visão de Clodoir Vieira, analista da corretora Souza Barros, mostra que a medida terá efeito limitado. O que realmente importa para os investidores, segundo os analistas, são as perspectivas para a economia do país - que continuam bastante positivas. "A bolsa não perdeu a tendência de alta. Agora, ela volta a oscilar de acordo com os indicadores do mercado", afirma Alves.

Nenhum comentário: