segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Wall Street avança com dado sobre setor de serviços

por Gustavo Nicoletta de Agência ESTADO
05 de Outubro de 2009 19:48

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta - com destaque para os papéis de instituições financeiras -, depois de um dado divulgado mais cedo indicar que a atividade do setor de serviços norte-americano voltou a crescer em setembro e em meio ao ajuste de posições dos investidores antes do início da próxima temporada de balanços.

O Dow Jones subiu 112,08 pontos, ou 1,18%, para 9.599,75 pontos, interrompendo uma sequência de quatro sessões consecutivas de perdas. Entre os componentes do índice, a Alcoa - que inaugura simbolicamente a temporada de balanços do terceiro trimestre na quarta-feira - subiu 4,7%. O Nasdaq ganhou 20,04 pontos, ou 0,98%, para 2.068,15 pontos, enquanto o S&P 500 fechou em alta de 15,25 pontos, ou 1,49%, a 1.040,46 pontos.

Após acumularem perdas ao redor de 2% na última semana em meio a indicadores decepcionantes sobre a economia norte-americana, os índices de ações ganharam força nesta segunda-feira depois de o Instituto para Gestão de Oferta (ISM) divulgar que seu índice de atividade do setor de serviços dos EUA subiu para 50,9 em setembro, de 48,4 em agosto, superando a previsão dos economistas de que avançaria para 50.

Também contribuiu para a alta dos índices - e particularmente das ações do setor financeiro - o fato de o Goldman Sachs ter elevado a recomendação dos papéis de grandes bancos para "atraente". As ações do Wells Fargo subiram 6,9%, as do JPMorgan Chase ganharam 4,6% e as do Capital One Financial ganharam 8,3%.

O Dow Jones e o S&P 500 estão próximos de seus maiores níveis de fechamento de 2009 - de respectivamente 9.829,87 pontos e 1.071,66 pontos. No entanto, como os índices vêm subindo há praticamente sete meses, há espaço para cautela entre os investidores.

"É tudo uma questão de tempo", disse Chris Wolf, gerente e um dos executivos-chefes de investimento da Cogo Wolf Asset Management. "Agora é mais difícil impulsionar o mercado pelo argumento dos altistas do que era em março, quando as coisas começaram a subir."

Entre ações individuais, a Caterpillar subiu 3,93% após divulgar que aumentará os preços da maior parte das máquinas de construção em até 2% a partir de janeiro.

A Brocade Communications fechou em alta de 19% após uma reportagem do Wall Street Journal indicar que a companhia colocou-se à venda. De acordo com o jornal, os potenciais compradores incluem a Hewlett-Packard, que avançou 1,74%, e a Oracle, que ganhou 0,3%. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: