sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Restante da agenda do investidor para o final da quarta semana de setembro

por Rafael de Souza Ribeiro de InfoMoney
19/09/08 20h35

SÃO PAULO - Dentro da agenda da quarta semana de setembro, os investidores estarão atentos, sobretudo, à estimativa definitiva do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano referente ao segundo trimestre.

No cenário nacional, a ênfase fica para o IPCA-15 (Índice de Preço ao Consumidor Amplo - 15) e para a Pesquisa Mensal do Emprego, ambos elaborados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sexta-feira (26/9)

Brasil
Não serão apresentados índices relevantes no País.

EUA
9h30 - O Departamento de Comércio anuncia os dados finais do PIB e de seu deflator, ambos baseados no segundo trimestre.
11h00 - Para encerrar, a Universidade de Michigan divulga a versão revisada do Michigan Sentiment de setembro, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

Segunda-feira (29/9)

Brasil
8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de setembro, que é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia.
8h30 - O Banco Central publica o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.
10h00 - Além disso, a entidade apresenta a Nota de Política Monetária de agosto, que traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.
11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

EUA
9h30 - Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de agosto, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, respectivamente.

Nenhum comentário: