terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bolsas se recuperam nos EUA com confiança alimentada pela GE

por Chuck Mikolajczak
02 de Dezembro de 2008 20:06

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas subiram nesta terça-feira, recuperando-se parcialmente das fortes quedas na véspera, depois que a General Electric impulsionou o otimismo ao afirmar que pretende manter os dividendos apesar da crise.

O índice Dow Jones teve alta de 3,31 por cento, a 8.419 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 3,99 por cento, a 848 pontos. O Nasdaq avançou 3,7 por cento, a 1.449 pontos.

As ações financeiras recuperaram grande parte das perdas de segunda-feira após o Federal Reserve ampliar diversas medidas emergenciais para estabilizar o sistema bancário durante a crise de crédito.

A ação do banco central norte-americano veio um dia após o chairman do Fed, Ben Bernanke, ressaltar que os formuladores de políticas estão determinados a estabilizar a economia e os mercados de crédito.

O índice de ações financeiras da S&P subiu quase 8 por cento, com o Citigroup e o Bank of America saltando quase 12 por cento.

As ações da GE saltavam mais de 9 por cento, registrando uma das maiores altas do índice Dow Jones.

Uma recuperação nas ações do setor de energia, com a Chevron avançando 2,7 por cento, também dava suporte aos mercados, além da busca por ações consideradas seguras, como os papéis da farmacêutica Merck, que tinham alta de 5,7 por cento.

"As pessoas estão olhando para a GE e dizendo: 'a taxa de retorno dos dividendos está muito boa e eles estão mantendo as estimativas'", afirmou Cummins Catherwood, da Boenning & Scattergood.

Otimismo sobre um plano de resgate do governo dos EUA às montadoras de veículos do país impulsionava ações do setor. General Motors avançava mais de 6 por cento e Ford disparava 12,55 por cento.

Nenhum comentário: