quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bolsa de NY fecha em queda com pessimismo do Fed

por Agência ESTADO
20 de Maio de 2009 18:29

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em queda, depois de ter operado boa parte do pregão em alta. Corretores disseram que as ações do setor financeiro lideraram a alta da manhã, depois de o Bank of America ter levantado US$ 13,5 bilhões com uma oferta de ações. As ações de empresas relacionadas a matérias-primas (commodities) também subiram pela manhã, em reação às altas dos preços do petróleo, do ouro e do cobre.
À tarde, porém, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) divulgou a ata da reunião de política monetária realizada em abril, na qual ficou evidente que os dirigentes do Fed preveem uma recessão mais profunda e uma recuperação mais lenta, à medida que o mercado de mão de obra deve continuar pressionado. "Embora o choque de crédito tenha diminuído de intensidade, o choque no setor de moradias claramente persiste, assim como o choque no mercado de mão de obra, já que continuamos a perder mais de 500 postos de trabalho por mês", comentou David Rosenberg, estrategista e economista-chefe da Gluskin Sheff & Associates.
Outros fatores para o mercado de ações ter recuado foram a perspectiva de lucros oferecida pela Hewlett-Packard junto com o anúncio de seu informe de resultados e o fato de a Câmara dos EUA ter aprovado a lei com a nova regulamentação para as emissoras de cartões de crédito, que deverá elevar os custos dessas empresas.
As ações do Bank of America subiram 2,13%, em reação ao sucesso de sua oferta de ações; outras ações do setor financeiro caíram (American Express -3,27%, Citigroup -2,12%, JPMorgan Chase -3,52%). As ações da Hewlett-Packard caíram 5,22%, em reação a seu informe de resultados. As da rede de lojas Target, que também divulgou resultados, subiram 2,38%. Entre as componentes do Dow, as ações da General Motors foram as que mais subiram, com alta de 14,17%, em meio à expectativa positiva em relação à oferta da italiana Fiat pelos ativos da montadora norte-americana na Europa.
O índice Dow Jones fechou em queda de 52,81 pontos (-0,62%), em 8.422,04 pontos. O Nasdaq fechou em baixa de 6,70 pontos (-0,39%), em 1.727,84 pontos. O S&P-500 caiu 4,66 pontos (-0,51%), para fechar em 903,47 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: