quarta-feira, 20 de maio de 2009

Restante da agenda do investidor para a terceira semana de maio

por Rafael de Souza Ribeiro de InfoMoney
15/05/09 20h10


SÃO PAULO - Dentro da agenda para a terceira semana de maio, os investidores estarão atentos, sobretudo, aos números do mercado imobiliário norte-americano e à ata da última reunião do Federal Reserve.

No cenário nacional, o destaque fica para os indicadores de preços a serem divulgados durante a semana, como o IPCA-15 de maio.

Quarta-feira (20/5)

Brasil

8h00 - A FGV apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decêndio de maio, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

EUA

11h30 - Será publicado o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

15h00 - O Federal Reserve reporta a ata de sua última reunião.

Inglaterra

O Banco da Inglaterra revela a minuta da última reunião realizada em maio.


Quinta-feira (21/5)

Brasil

9h30 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês de abril, documento que descreve o mercado de trabalho no País.

10h00 - O Banco Central publica a Nota de Mercado Aberto de abril, um relatório sobre as operações financeiras realizadas no mercado aberto pela instituição monetária.

EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

11h00 - A Conference Board apresenta o Leading Indicators referente ao mês de abril. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção.

11h00 - O Fed da Filadélfia revela o Philadelphia Fed Index de maio, indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado.

Japão

Este será o primeiro dia da Reunião do BoJ (Banco do Japão), que define a taxa básica de juro japonesa. Neste encontro inicial, os diretores se reúnem para analisar os dados econômicos correntes.


Sexta-feira (22/5)

Brasil

9h00 - O IBGE apresenta o IPCA-15 de maio. Esse índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês.

EUA

Não serão apresentados índices relevantes neste dia no país.

Japão

7h00 - Em seu segundo dia de reunião, o BoJ divulga a decisão sobre a taxa básica de juro do Japão.

Segunda-feira (25/5)

Brasil

8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de maio. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 - A FGV publica a Sondagem do Consumidor de maio. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à semana anterior, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

EUA

Será comemorado o Memorial Day, e consequentemente não haverá pregão em Wall Street.

Nenhum comentário: