terça-feira, 14 de julho de 2009

Bolsa de NY fecha em alta, mas cautela limita ganhos

14 de Julho de 2009 19:12

Os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em alta modesta, depois de girarem ao redor dos níveis de fechamento de ontem durante boa parte da sessão. Os investidores receberam com satisfação o lucro acima do esperado obtido pelo banco Goldman Sachs, mas prevaleceu a cautela diante da temporada de balanços do segundo trimestre que ainda está no seu começo.

Para os próximos dias são esperados os resultados do JPMorgan Chase, na quinta-feira, e do Bank of America e Citigroup, ambos na sexta-feira. Espera-se que o setor bancário como um todo veja uma queda de mais de 50% nos lucros em comparação com o segundo trimestre do ano passado, segundo a pesquisa Thomson Reuters. As ações do Goldman Sachs fecharam em alta de apenas 0,15%, uma vez que os investidores já haviam impulsionado o ativo na segunda-feira após previsões otimistas da analista Meredith Whitney. Bank of America caiu 0,62%, JPMorgan recuou 0,03% e Citigroup +5,04%.

"Tivemos um bom início hoje, com os lucros melhores que o esperado do Goldman Sachs e da Johnson & Johnson", disse David Scott, presidente da Chase Investment Council. "Estamos em uma temporada de balanços agora, portanto, se você tiver empresas como estas indo bem, pode ser o suficiente para empurrar um viés a favor da compra", acrescentou.

Entre os indicadores do dia, o mercado recebeu informações desiguais, na forma de um aumento acima do esperado de 0,6% nas vendas no varejo em junho - a melhor alta em cinco meses. Contudo, excluindo as vendas de automóveis e gasolina, todos os demais itens das vendas no varejo caíram 0,2%, marcando o quarto mês seguido de declínio.

Entre as notícias corporativas, as ações da Dell caíram 8,1%, a maior queda porcentual entre as integrantes do S&P-500, depois de alertar que registrará margens menores no atual trimestre fiscal por conta do duro ambiente para o mercado de tecnologia e elevados preços de componentes. Isso esfriou as esperanças dos investidores com relação a uma rápida virada na indústria de computadores pessoais.

As ações da J&J subiram 0,88% depois da companhia - uma das integrantes do índice Dow Jones - ter anunciado lucros que ficaram acima do esperado pelos analistas no segundo trimestre.

Depois do fechamento do mercado, a gigante fabricante de chips Intel - também integrante do Dow Jones - anunciou um prejuízo no segundo trimestre, mas com uma receita que ficou acima das projeções dos analistas. No pregão regular de hoje, as ações da Intel subiram 2,06%.

O índice Dow Jones subiu 27,81 pontos (0,33%) e fechou com 8.359,49 pontos. O Nasdaq avançou 6,52 pontos (0,36%) e fechou com 1.799,73 pontos. O S&P-500 subiu 4,79 pontos (0,53%) e fechou com 905,84 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: