quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bolsa de NY fecha em baixa com ajuste antes do 'payroll'

por Agência ESTADO
06 de Agosto de 2009 18:45

O mercado de ações norte-americano fechou em baixa modesta, com os investidores se posicionando antes do relatório de julho do mercado de mão de obra ("payroll") dos EUA, esperado para a manhã de sexta-feira. O ajuste defensivo dos investidores puniu especialmente as ações do setor de tecnologia, financeiro e de commodities.

Os investidores vêm observando os principais indicadores econômicos de perto em busca de qualquer sinal de uma recuperação. O grande número de fechamento de vagas de trabalho nos EUA já resultou em um grande corte nos gastos de consumo. Pela manhã, os dados de vendas de julho das grandes redes de varejo revelaram um continuado declínio, o que já era esperado, mas em um número de casos as quedas ficaram abaixo do esperado. Entre as surpresas positivas, Limited Brands e Gap, cujas ações subiram 12,95% e 8,17%, respectivamente.

As ações da Procter & Gamble caíram 4,54% e lideraram as perdas entre as componentes do índice Dow Jones. Um dia depois de divulgar seu resultado trimestral, as ações da P&G continuaram a cair em meio as continuadas preocupações com relação a perspectiva de vendas da companhia. As ações da Cisco Systems - que divulgou seu balanço na noite de quarta-feira - subiram 0,54%.

As ações do American International Group (AIG) fecharam em alta de 2,27%, para US$ 22,50, com os investidores reunindo o ativo antes do anúncio do seu balanços nesta sexta-feira. A problemática seguradora, no qual o governo americano detém 80% de participação, viu o preço da sua ação quase que dobrar esta semana, apesar de continuar atolada em dívidas.

Outras companhias financeiras problemáticas também subiram, incluindo as agências hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac - que foram tomadas pelo governo no ano passado -, que subiram 6,76% e 5%, respectivamente.

As demais ações financeiras registraram desempenhos desiguais. Entre as blue chips, American Express subiu 3,13% e Bank of America fecharam em alta de 0,24%, enquanto JPMorgan recuou 2,47%. No setor de commodities, as petrolíferas Chevron e ExxonMobil caíram 0,77% e 0,43%, respectivamente, enquanto a gigante do setor de alumínio Alcoa fechou em baixa de 3,61%.

O índice Dow Jones caiu 24,71 pontos (-0,27%) e fechou com 9.256,26 pontos. O Nasdaq caiu 19,89 pontos (-1%) e fechou com 1.973,16 pontos. O S&P-500 recuou 5,64 pontos (-0,56%) e fechou com 997,08 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: