quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bolsas de NY recuam com dados fracos nos EUA

por Agência ESTADO
05 de Agosto de 2009 19:24

Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em baixa, diante da divulgação de indicadores econômicos fracos que levaram os investidores a assumir uma postura de cautela à espera do relatório do governo norte-americano sobre os postos de trabalho do país - o "payroll" -, que deve ser divulgado na sexta-feira.

A Pesquisa Nacional de Emprego da ADP/Macroeconomic Advisers, vista pelo mercado como uma prévia do payroll, mostrou corte de 371 mil postos de trabalho no setor privado norte-americano durante o mês de julho, ante previsão média de analistas de corte de 350 mil empregos.

Além disso, o índice de gerentes de compra sobre a atividade no setor de serviços dos EUA caiu em julho para 46,4, de 47,0 em junho, segundo o Instituto de Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês). Economistas esperavam que o índice subisse para 48,2. Um dado abaixo de 50 mostra contração da atividade.

Os dados pesaram sobre o sentimento dos investidores e, consequentemente, sobre os índices do mercado de ações. O Dow Jones caiu 39,22 pontos, ou 0,42%, para 9.280,97 pontos, interrompendo uma sequência de quatro fechamentos consecutivos em alta.

O S&P 500 também quebrou uma série de quatro fechamentos seguidos em território positivo, recuando 2,93 pontos, ou 0,29%, para 1.002,72 pontos. O Nasdaq perdeu 18,26 pontos, ou 0,91%, para 1.993,05 pontos.

As ações do setor financeiro contrariaram a tendência do mercado nesta quarta-feira e registraram forte desempenho em meio à previsão da seguradora Radian Group (+83,11%) de que o número de acionamentos de seguros de hipotecas neste ano pode ser menor que o projetado anteriormente.

O Bank of America subiu 6,5%, o Wells Fargo ganhou 5,7% e a American Express fechou em alta de 5,8%. As ações da AIG, seguradora que divulga balanço na sexta-feira, avançaram 62,72%.

Entre as empresas que divulgaram balanço hoje, a Procter & Gamble anunciou um lucro para o quarto trimestre fiscal que superou as expectativas do mercado, mas seus papéis recuaram 2,8% por conta do declínio nas vendas da companhia. A rede de supermercados Whole Foods subiu 16% depois de divulgar que obteve um lucro 3,1% maior no terceiro trimestre fiscal em comparação a igual período do ano passado e revisar em alta a projeção para seus resultados no ano. A Polo Ralph Lauren ganhou 7,1%. A companhia registrou um lucro 19% menor no primeiro trimestre fiscal, mas a receita foi superior às previsões de analistas e as margens melhoraram no período. A Electronic Arts recuou 6,8% após divulgar que seu prejuízo aumentou e que a receita caiu no primeiro trimestre fiscal. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: